Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Na Cucchi, o DHO (Departamento Humano Organizacional), juntamente com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), e Medicina do Trabalho, programaram atividades para abordar sobre este importante tema, aos colaboradores da Cucchi.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. O assunto é envolto em tabus, por isso, se acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas.
Durante o mês de setembro foram inseridos nos murais da empresa, cartazes com informações sobre o que é e, como buscar ajuda. Como o CVV (Centro de Valorização à Vida), projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar.
Para concluir o mês, foi realizada uma palestra com a estudante de psicologia, Taiara Vicentin, que abordou sobre o tema.
Comunicação Cucchi