Empreendedorismo e novas ideias transformando metal em produtos de sucesso
Mais que o desejo de empreender, uma vontade de fazer diferente. Este foi o motor que fez com que dois irmãos deixassem de seus empregos para montar um negócio próprio. Esse negócio, nascido em 1993, se transformou na Cucchi, hoje uma premiada empresa que tem como diferencial transformar ideias em metal.
A primeira fábrica da Cucchi foi o porão da casa dos pais do Odilon e do Vilmar, produzindo janelas e portas de aço. A qualidade das peças já era destaque desde essa época, o que fez com que os pedidos fossem aumentando e novas demandas de produtos surgindo. Logo, a fábrica precisou se mudar para um local mais adequado, contratar funcionários e investir em máquinas e equipamentos.
Entre 1995 e 1997, a empresa ganhou novas expansões. Nesse período, também passou a atender uma grande empresa de máquinas agrícolas e a fornecer gaiolas de aço para botijões de gás de todo o país. Em meio aos grandes pedidos, a Cucchi continuou fabricando outros produtos, como esquadrias de aço, portões para residência, fachadas, escadas e móveis para o varejo, sempre apostando na personalização e no cuidado com os mínimos detalhes, o que rendeu o apelido de “grife em metalurgia”.
O passo seguinte foi a fabricação de estantes, balcões e bancos. A evolução da empresa trouxe, em 2000, novidades em modelos de arquivos para pastas suspensas, armários para vestiário e estantes. Cada vez melhor equipada e ganhando destaque no mercado, a Cucchi lançou um novo produto em 2003, passando a produzir abrigos de ônibus com estrutura de aço e cobertura em policarbonato, fornecendo para prefeituras de todo o Rio Grande do Sul.
Novas tecnologias e inovação
Uma das marcas da Cucchi sempre foi entender a necessidade dos clientes e, a partir daí, projetar e oferecer produtos mais adequados. Com esse pensamento, passou a fabricar móveis de aço para segmentos como indústrias, supermercados, órgãos públicos e centros de distribuição, ajudando no armazenamento adequado de materiais com praticidade e durabilidade.
Em 2013, o projeto “20 anos e muitas novidades” trouxe um novo produto, os elevadores, mostrando toda a versatilidade da empresa. Tanto no segmento residencial quanto industrial, os elevadores hidráulicos e eletromecânicos Cucchi agilizam a movimentação de materiais em empresas e melhoram a qualidade de vida de pessoas. Hoje, já são mais de 200 elevadores instalados em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesta linha a Cucchi comprova todo seu diferencial na cadeia de valor desde o projeto, fabricação, montagem e serviços de manutenção corretiva e preventiva.
Antecipar as necessidades do mercado sempre esteve no DNA da Cucchi. Na linha de componentes de aço a Cucchi, hoje fornece cruzetas metálicas. As cruzetas são usadas em postes de distribuição de energia. Este produto atende as demandas das empresas distribuidoras de energia em todo o Brasil com qualidade. Qualidade, premiada pela CPFL Energia, maior distribuidora de energia do mundo. Concorrendo com 5200 empresas fornecedoras a Cucchi recebeu o Prêmio CPFL Mais Valor, que certifica os fornecedores que se destacam nos critérios qualidade, prazos e segurança no trabalho.
Desafios para o futuro
Os desafios são a engrenagem que movimenta a Cucchi. Uma empresa inquieta, que nunca para de criar, procurar modos de fazer melhor, mais adequado, com mais tecnologia. Que busca sempre oferecer o produto perfeito para seus clientes.
Hoje, a Cucchi mantém frequentes investimentos em processos e produtos. Recentemente, realizou a ampliação do centro administrativo e a qualificação nos seus processos de gestão. Ainda, projeta o lançamento de novas soluções e a ampliação do market share nos produtos que fornece.
Mais uma vez, a empresa prova que, com a força do metal e das ideias, é capaz de criar, transformar produtos que carregam e guardam o melhor na vida das empresas e das pessoas.